Como vender no Instagram

20 Dicas de Como aumentar as vendas no Instagram

outubro 27th, 2017

Share

20 Dicas de Como aumentar as vendas no Instagram

O Instagram pode ser uma excelente ferramenta de Marketing para impulsionar as vendas de um negócio.

Mas para ser bemsucedido no uso dessa rede social é preciso ir além de somente criar um perfil e postar algumas fotos.

É necessário conhecer seus recursos e saber como utilizá-los de maneira eficaz. Veja a seguir várias dicas que ajudarão você vender mais através do Instagram.

1 – Conheça o seu público

Conhecer os potenciais clientes, as suas motivações, suas dores e frustrações, desejos e sonhos é a base para se comunicar com eles.

Sem isso, você fará publicações aleatórias, contando com a sorte, sem saber de fato o que o seu público quer ver.

2 – Tenha objetivos definidos

É muito importante que você tenha em mente o que pretende alcançar com uma conta no Instagram para a sua empresa.

O que você deseja? Atrair potenciais clientes, aumentar o engajamento com o públicoalvo, aumentar as vendas?

Saber seus objetivos com clareza te ajudará a selecionar e postar conteúdos que comuniquem a cultura e valores da sua empresa.

3– Faça um planejamento de postagens

Tenha uma frequência de temas e postagens definida por semana. Faça um calendário de postagens para que você não fique sem conteúdo.

Além disso, utilize um gerenciador de mídias sociais para programar as suas postagens durante a semana.

Como vender no Instagram

4 – Capriche nas imagens

A qualidade dos conteúdos faz toda a diferença no engajamento dos usuários. Publique sempre boas imagens, com boa iluminação e de ângulos diferentes.

Use aplicativos para aplicar efeitos nas fotos e escolha o melhor filtro para cada tipo de publicação.

5Chame o seu público para uma determinada ação

Você pode utilizar call-to-action (chamada para uma ação) e levar o usuário a migrar para uma determinada página como fanpage do Facebook ou seu site.

Chamadas no Imperativo como “Acesse o nosso site, clique aqui” ou “Conheça a nossa página através deste link”, ajudam a direcionar a ação do usuário e aumentar o engajamento.

Você pode utilizar call-to-action para fazer perguntas nas suas publicações e incentivar a participação das pessoas.

6 – Interaja e engaje com seu público

Curta fotos que mencionem sua marca, comente em posts de seus clientes e use hashtags relevantes e populares.

Criar esse engajamento com o seu público é essencial para humanizar sua marca e te diferenciar dos seus concorrentes.

Assim você mostrará aos seus clientes que se importa e ainda vai fazer com que você ganhe mais seguidores.

7 – Construa uma comunidade

Ter uma comunidade é muito mais do que simplesmente ter uma conta no Instagram.

Construir uma comunidade pe gerar conteúdo interessante e de valor para seus seguidores.

É realmente interagir com os usuários e manter um diálogo aberto e sincero. Só assim vc conseguirá converter seguidores em clientes.

8 – Faça uso das hashtags

Hashtags são os conhecidos símbolos(#) que são utilizados pelos usuários para pesquisar e descobrir post de um determinado assunto.

Você pode inserir até 30 hashtags por post, mas não exagere, use apenas o essencial para transmitir a mensagem que você quer transmitir através de imagens e vídeos.

9 – Use vídeos

No Instagram a opção de produzir vídeos de até 60 segundos é uma ótima ferramenta para criar engajamento com seu público.

Através dos vídeos, você pode compartilhar com seus seguidores momentos únicos, mostrar sua equipe, falar sobre novos produtos, compartilhar notícias importantes sobre a marca, etc.

10 – Use o stories

A função Stories do Instagram permite compartilhar fotos e vídeos que duram 24 horas.

É um bom recurso porque evita o excesso de postagem em seu feed e pemite que os usuários acompanhem as novidades em tempo real.

Além disso, a função pode gerar no seu público uma sensação de proximidade com a marca.

11 – Use o Instagram Lives

No Instagram você pode fazer transmissões ao vivo e os usuários são notificados, assim como no Facebook.

As taxas de engajamento são bem altas e você pode divulgar novidades em tempo real.

Como vender no Instagram

12 – Recompense seus seguidores

Você pode recompensar seus seguidores, oferecendo códigos exclusivos de desconto ou realizando sorteios para quem te segue.

Essa é uma forma de gerar interesse sobre a marca, garantir que seus clientes retornem para conferir novidades, ganhar novos seguidores e manter os atuais sempre fiéis a sua página.

13 – Siga outras contas

Seguir outras contas podem te trazer benefícios. Quando por exemplo, você segue perfis de marcas interessantes do seu mercado, isso te ajuda a se manter atualizado.

E quando você também segue usuários que interagem constantemente com o seu perfil, isso mostra que você está atento aos seus seguidores mais fiéis.

14 – Convide pessoas para postarem na sua conta

Convidar pessoas influentes no mercado para postarem no seu perfil no Instagram é uma boa estratégia para obter mais seguidores e mais engajamento. Essa é uma prática comum em blogs e que também pode ser usada no Instagram.

15 – Use fotos de pessoas

Fotos com rostos de pessoas recebem 35% mais engajamento do que fotos sem. Portanto, utilize fotos de pessoas para engajar mais o seu público.

16 – Promova sua conta

Uma boa estratégia é promover a sua conta fora do Instagram, porque isso aumenta a chance de ter um perfil reconhecido fora da rede social.

Você pode promovê-la via e-mail marketing, através de outras redes sociais e materiais físicos como cartões de visita, cartazes, brindes e etc.

17 – Compartilhe fotos dos seus seguidores

Quando o seu cliente postar algo sobre você, seu produto ou a sua marca – de uma maneira positiva – não deixe de repostar esse conteúdo.

Compartilhar imagens que os seus clientes postam mencionando você ou seu produto, encoraja outros usuários a fazerem o mesmo para aparecer na sua página.

Essa é uma boa estratégia que beneficia tanto o cliente (que recebe visibilidade dos seguidores da marca) e a marca que se torna visível a públicos que antes não eram alcançados.

Como vender no Instagram

18 – Use a rede social com frequência

Para aumentar as taxas de engajamento no Instagram, você precisa estar sempre presente.

É preciso estar sempre curtindo, comentando e publicando novas fotos para criar uma rede de seguidores fiéis.

O tempo para fazer a publicação também é importante. O horário vai depender do seu público, mas o Instagram tem picos de acesso em horários como 12h (hora do almoço) e fim da tarde, quando termina o horário comercial.

19 – Use Storytelling

Storytelling é uma ferramenta incrível para encantar um público e obter fãs fiéis. Uma boa história inspira, emociona e engaja as pessoas.

Você pode usar suas imagens para criar uma história que irá entreter seus seguidores e poderá ser bem compartilhada e curtida.

20 – Use Frases e Citações

Citações são sempre bem recebidas nas redes sociais e não é diferente no Instagram. Você pode utilizá-las para inspirar, motivar, etc.

Você também pode utilizar frases que despertem o interesse dos seguidores por conhecer determinado produto, aproveitar algum feriado ou data comemorativa para fazer uma divulgação.

Enfim, é só ver o que combina com a sua marca e usar da criatividade.

Você gostou deste post sobre como aumentar as vendas no Instagram? Então siga as nossas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, Twitter e Google Plus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *