Como conquistar novos clientes

6 Dicas de Como Conquistar Novos Clientes Através da Internet

novembro 25th, 2016

6 Dicas de como conquistar novos clientes através da internet

Antes de você saber como conquistar novos clientes, primeiro precisamos lembrar, que na internet, a forma de atrair clientes é basicamente através da produção de conteúdo.

Esse conteúdo, que deve ser relevante para o seu público, pode ser produzido e distribuído em diversas plataformas: vídeos no Youtube, fotos no Instagram, artigos em blogs, etc.

E há duas formas de atrair as pessoas até esse conteúdo: através do tráfego orgânico e do tráfego pago.

As duas formas de atrair um público na internet

Tráfego orgânico é aquele em o público vai até o seu conteúdo através de alguma pesquisa que ele faz em sites de busca, como o Google. Quanto mais o site estiver otimizado para os mecanismos de busca (SEO), maior é a chance dele ser acessado.

Também há outros métodos de tráfego orgânico como Link Building e algumas táticas utilizadas em mídias sociais, que escrevi com mais detalhes nesse artigo aqui.

Entretanto, tanto a otimização de um site, quanto esses outros métodos de tráfego orgânico, geram resultados apenas no médio e longo prazo.

Para alcançar resultados imediatos, no curto prazo, é necessário investir em anúncios nas mídias sociais (Facebook, Youtube, Google, etc) para atrair certo público, que é o Tráfego Pago.

Mas esse investimento em Tráfego Pago deve ser feito utilizando as estratégias certas, de forma que se possa obter o melhor retorno possível, de forma previsível e lucrativa.

Então, confira a seguir, as 6 dicas de como conquistar mais clientes através de Tráfego Pago.

6 Dicas de como atrair e engajar clientes, através de Tráfego Pago

1) Não anuncie para oferecer diretamente o seu produto

Como conquistar novos clientes

Os anúncios podem ser feitos com diferentes objetivos: para reconhecimento da marca, para atrair pessoas para o seu site ou para fazer as pessoas obterem a sua oferta.

O ideal é NÃO oferecer o seu produto logo de cara, mas fazer um anúncio primeiro para engajar o público e só depois fazer outro anúncio especificamente para esse público engajado, oferecendo o produto.

Um público já engajado, é um público qualificado, que já teve contato com a sua marca e por isso tem mais chances de obter a sua oferta.

Dificilmente você obterá um retorno significativo se oferecer diretamente o seu produto, pois poucas pessoas compraram.

Fazendo dessa forma, fica difícil até obter o retorno sobre o valor investido nos anúncios.

2) Crie anúncios para primeiro atrair e engajar o seu público

Como conquistar novos clientes

Para atrair e engajar o seu público, primeiro crie anúncios oferecendo algo de valor, seja um vídeo com um mini treinamento ou e-book sobre um assunto específico – o importante é que o conteúdo seja sempre relevante.

Através desse anúncio, você irá atrair um público que realmente está interessado no que você faz, no seu produto ou serviço.

E é para esse público que você criará outro anúncio (no Facebook por exemplo, é possível segmentar o público), oferecendo o seu produto.

3) Divulgue um conteúdo interessante e específico

Muita gente já faz anúncio dos seus produtos / serviços através do Facebook Ads ou Google Adwords, mas não consegue muito engajamento por parte do público.

Isso acontece ou porque está oferecendo diretamente o produto ou porque o conteúdo não é bom o suficiente.

Certifique-se de qual conteúdo é mais interessante para o seu público (do ponto de vista deles) e seja específico – produza conteúdos para pessoas com problemas específicos.

Por exemplo – um petshop tem diferentes públicos: algumas pessoas só criam gatos, outras só cachorros, etc. Há diferentes animais com diferentes necessidades.

Portanto, não adianta fazer um E-book com um conteúdo muito genérico, tem que ser específico ou você diminui as chances de ter um bom engajamento.

4) Invista mais em anúncios de engajamento (ou aquisição de clientes) do que em anúncios de oferta (monetização)

Como já disse, clientes que já estão engajados são mais propensos a comprar um produto ou serviço do que aquelas pessoas que nem sequer conhecem a sua marca.

E a melhor estratégia é investir em anúncios de engajamento, por 1 (um) mês, não mais que isso e depois oferecer o seu produto, através de um anúncio de oferta.

Como conquistar novos clientes

Investir em anúncios por mais de um mês, não gera muito resultado, pois as pessoas tendem a esquecer o seu anúncio, principalmente devido ao excesso de informação que as pessoas estão constantemente expostas nas mídias sociais.

Faça campanhas mensais: faça anúncios de engajamento por 1 mês e depois, crie um anúncio para oferecer o seu produto para esse mesmo público que engajou. Você verá que dessa forma gera mais resultados!

5) Adote uma estratégia para recuperar o seu investimento em anúncios no curto prazo

A maioria das empresas espera recuperar o dinheiro investido em anúncios, só depois de 3 à 6 meses. Essas empresas passam esse tempo todo investindo em anúncios para engajar e só depois oferecem o seu produto.

Como eu já disse, esse método não funciona muito, porque depois de um mês, as pessoas tendem a esquecer o primeiro contato.

Existe uma forma melhor de criar uma campanha de engajamento, de maneira que seja possível recuperar o dinheiro investido em anúncios, antes mesmo de começar a oferecer o produto principal.

O segredo é oferecer um produto de baixo valor antes da oferta principal. Veja como funciona.

Como Oferecer um Produto de Baixo Valor

Como conquistar novos clientes

1º) Ofereça um conteúdo de valor para um público específico, através de um anúncio no Facebook.

Pode ser através de um ebook ou um vídeo, ensinando algo que ajude a resolver um problema (relacionado é claro, com o seu ramo de atuação, seu produto).

Por exemplo, um dono de petshop pode criar um E-book mostrando como ensinar um cachorro a urinar em um local determinado. E então faz um anúncio para divulgar o Ebook.

2º) Para as pessoas que baixaram esse material, ofereça um produto de baixo valor, que pode ser, por exemplo um mini-treinamento ou mini aula em vídeo, sobre determinado tema (utilize as ferramentas do Google para saber que tipo de solução o seu público pesquisa na internet).

3º) E finalmente, para as pessoas que baixarem esse mini treinamento ou mini-aula, faça a oferta do produto principal (ou um dos principais).

A partir desse momento a pessoa já é o seu cliente, já está engajada e quando você oferecer outros produtos, ela estará mais inclinada a comprar, porque já conhece e confia na sua marca.

A quantidade de produtos de baixo valor que você irá oferecer (até fazer a oferta do produto principal) e o preço desses produtos, vai depender do tipo de negócio e do valor do seu produto /serviço.

6) Escolha o seu público de acordo com o comportamento e não de acordo com os dados demográficos

 

Como conquistar novos clientes

Como você viu, a melhor estratégia é primeiro criar anúncios para atrair um público qualificado.

No primeiro anúncio, só é possível selecionar um público pelos dados demográficos: região, idade, sexo, interesses.

Mas no segundo anúncio, você pode direcionar apenas para o público que clicou no seu primeiro anúncio e/ou baixou algum material.

Ou seja, você faz um segundo anúncio – direcionado apenas para aquele público que interagiu e engajou com o seu conteúdo e sua marca – e oferece o seu produto.

Ou outras palavras, os anúncios serão direcionados de acordo com o comportamento das pessoas (Persona) e não só pelos seus dados demográficos (Público Alvo). E isso faz toda diferença.

Uma pessoa que interagiu com o seu conteúdo, já demonstrou interesse pelo seu produto, pela sua marca e está à procura de uma solução para o problema dela.

Ao contrário de um público genérico – que embora possa ser o seu público alvo, em termos de dados demográficos (como idade e sexo) – essa pessoa está muito mais propensa a comprar o seu produto.

Se você gostou desse artigo sobre Como Conquistar Novos Clientes Através da Internet, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações: estamos no Facebook, Twitter e no Google Plus!

Veja também esses artigos:

Como escolher um público alvo

Como anunciar no Facebook – um guia prático de como criar um anúncio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *