aumentar as vendas na internet

7 razões porque você não consegue aumentar as vendas na internet

fevereiro 19th, 2016

Share

Porque você não consegue aumentar as vendas na internet

Você tem site ou uma loja virtual, faz uso das redes sociais, criou anúncios e ainda assim está tendo dificuldades para aumentar as vendas na internet.

Sabe qual é o problema?

Você ainda não entendeu que a internet transformou o comportamento dos consumidores e está apenas tentando vender ao invés de preparar as pessoas para comprar.

Existe uma grande diferença entre as duas coisas.

Tentar vender é como atirar para todo lado e esperar acertar um alvo aleatoriamente.

Preparar as pessoas para comprar é usar estratégias para atrair e engajar um público alvo e levá-lo a decisão de compra.

A falta dessas estratégias são as razões pelas quais você não está conseguindo aumentar as vendas na internet. Veja a seguir quais são elas.

#1º – Não conhecer bem o seu Público Alvo

O cliente é a razão da sua empresa existir. Sendo assim, conhecer o seu público alvo é o fundamento de toda a sua estratégia de vendas na internet.

Se você não for capaz de entender as suas necessidades e desejos, então você não conseguirá se comunicar com ele e muito menos oferecer uma solução para o seu problema.

Se dedique a estudar bem o seu público-alvo e conhecer a fundo quais são os os seus problemas, suas dores, seus desejos e sonhos. Dessa forma você conseguirá oferecer a solução que ele precisa de forma mais assertiva.

Falhar nesse ponto acaba causando um efeito dominó, levando você a falhar nas demais estratégias.

#2º – Utilizar velhas táticas de Marketing

aumentar as vendas na internet

Apesar de estarmos em um momento em que o digital está integrado a nossa vida cotidiana, muitos empresários ainda estão no passado, utilizando velhas táticas de marketing de “empurrar” um produto / serviço para os clientes.

Muitos gastam tempo e energia tentando ir atrás do cliente (muitas vezes sendo invasivos, fazendo uso de e-mails e comentários spam), quando na verdade essas táticas não funcionam mais, pelo contrário, prejudicam a reputação da empresa.

Na Era Digital as novas táticas de marketing são baseadas em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá las.

E maneira de se fazer isso é fornecendo informações relevantes, gerando valor, atraindo os clientes (através de ferramentas de busca como Google, referências de amigos e mídias sociais) e tendo uma comunicação interativa em via dupla.

#3º – Não usar as práticas de SEO

aumentar as vendas na internet

Se você tem um site mas não fez a otimização para os mecanismos de busca (SEO), o seu público alvo terá dificuldades para encontrá-lo na internet. E mesmo se encontrá-lo, eles podem ter dificuldades para localizar a informação que desejam e você pode deixar de vender por isso.

Otimizar um site significa deixá-lo fácil de navegar e com informações relevantes, de forma que as pessoas tenham uma boa experiência.

O objetivo dos mecanismos de busca como o Google é tornar as informações acessíveis e úteis. Se o seu site não estiver otimizado e não contiver informações relevantes, ele não será classificado nas primeiras páginas do resultado da busca.

Como as pessoas tendem a só olhar os resultados da pesquisa nas primeiras páginas, consequentemente elas  encontrarão o seu site e você perderá de vender.

4º Não gerar valor para o cliente

aumentar as vendas na internet

As pessoas estão o tempo todo atrás de informações que esclareçam as suas dúvidas e as ajudem a tomar uma decisão de compra.

Uma forma de gerar valor é entregando um conteúdo relevante que ajude o seu público alvo. Esse conteúdo pode ser em forma de textos (artigos, e-books), em forma de vídeos (vídeos no Youtube, webinários) e áudios (podcasts), por exemplo.

Ao fornecer uma informação sem pedir algo em troca, você estará atraindo um público qualificado ou seja, mais propenso a comprar o seu produto no futuro.

#5º Não criar Audiência e Autoridade

aumentar as vendas na internet

Outra importância de gerar valor através de um conteúdo relevante é que você cria uma Audiência (um público que te acompanha na internet) e também Autoridade.

Ser reconhecido como Autoridade significa que as pessoas o enxergam como alguém que entende do assunto e é capaz de resolver o problema delas. Dessa forma, o seu público alvo te reconhece como um especialista e alguém de confiança.

Se você não está criando um Audiência e uma imagem de Autoridade, de Especialista, você está perdendo vendas.

#6º Não se relacionar com o seu público

aumentar as vendas na internet

Outro motivo que pode estar te impedindo de aumentar as vendas na internet, pode ser o fato de você não estar se relacionando com o seu público.

Após atrair o seu público através de um conteúdo relevante, você deve engajá-lo e estabelecer um relacionamento com ele, incentivando-o a comentar no blog e nas mídias sociais.

Ao se relacionar com seu público, através das mídias sociais ou comentários no blog, você pode descobrir o que o seu público deseja. Fique atento aos comentários, suas opiniões e dialogue com eles. Isso faz muita diferença, porque o consumidor não quer ser tratado de forma impessoal e distante, mas  quer ser ouvido e compreendido.

Também não tenha medo das críticas negativas em mídias sociais. Responda com rapidez e convide seus clientes a melhorarem seus produtos e até mesmo a participarem da cocriação de suas ofertas.

Em certo sentido é como possibilitar que a empresa seja uma oficina em que os clientes podem ajudar a conceber o que querem que a empresa faça para eles.

#7º Não Focar no Cliente

aumentar as vendas na internet

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas só querem falar delas mesmas em seus sites e mídias. Oferecem publicidade enquanto os clientes desejam informações.

É duro ouvir isso, mas o cliente não está preocupado com você e nem com o seu negócio. Ele só quer saber dele mesmo. Apenas o que interessa para ele é como o seu produto ou serviço vai resolver o seu problema.

Portanto, coloque o foco no seu cliente. No seu site, em vez de falar sobre a sua empresa (que é líder de mercado, tem as melhores práticas e etc), fale sobre os benefícios do seu produto ou serviço e como ele resolve o problema do seu cliente. É nisso que ele está interessado.

Se você quiser realmente aumentar as vendas na internet, terá que estudar muito bem o seu público alvo, gerar valor e ganhar o interesse deles através de conteúdos relevantes.

Ao criar os conteúdos, você poderá criar uma Audiência e se relacionar com ela, ao mesmo tempo que cria sua Autoridade. Otimize o seu site e foque na experiência do cliente.

Se você gostou deste artigo sobre as 7 razões porque você não consegue aumentar as vendas na internet, então siga as minhas páginas nas redes sociais para acompanhar as novas atualizações: estou no Facebook e no Google Plus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *