Como atrair clientes

Como atrair mais clientes e aumentar as suas vendas na Internet

maio 2nd, 2017

Como atrair clientes: Entenda como o consumidor se comporta na internet e tenha mais resultados

Se você quer saber como atrair mais clientes, conhecer o comportamento do seu público alvo é fundamental.

E uma das razões pelas quais muitos negócios não conseguem aumentar as suas vendas é porque não entendem o comportamento do consumidor na internet.

Estamos na Era Pós Digital, mas muitos negócios ainda traçam estratégias de vendas como se ainda estivessem na época analógica.

Ter uma presença online através de um site, blog e mídias sociais é indispensável mas não ajuda muito se as suas estratégias de vendas ainda forem tradicionais.

Veja a seguir alguns erros que podem estar te impedindo de atrair mais clientes e vender mais.

Anúncios NÃO são suficientes para vender

 

Quando uma pessoa faz uma pesquisa na página de busca do Google, surgem dois tipos de resultados:

1º ) Resultados Pagos ou seja, os anúncios que as pessoas pagam para o Google exibir – e por isso sempre aparecem como os primeiros resultados e mais destacados resultados.

2º) Resultados Orgânicos, ou seja, gratuitos – são páginas na internet que o Google classifica de acordo com sua relevância.

Você sabia que cerca de 70% dos cliques são justamente nesses resultados orgânicos e apenas 30% são nos anúncios?

Acontece que os consumidores da Era Pós Digital não confiam em anúncios e você sabe porque? Existem 3 razões principais:

1) Os anúncios são invasivos

O consumidor de hoje não tolera mais o marketing de interrupção.Interromper as pessoas para chamar a atenção delas com uma mensagem, não é mais eficaz, pelo contrário.

A verdade é que as pessoas adoram comprar mas detestam que tentem vender para elas.

Na Era Pós Digital, as empresas precisam criar meios de atrair os seus clientes, ao invés de criar anúncios vazios e invasivos.

2) Os anúncios não são feitos para Informar

As pessoas querem informação que as ajude a decidir no processo de compra, mas os anúncios são elaborados de forma a somente a gerar influência perceptual da marca.

Isso fazia sentido na época em que os produtos eram muito parecidos entre si e só a marca fazia a diferença na disputa pelo consumidor.

Hoje, entretanto, há uma enorme variação de produtos e os consumidores precisam de informações que os ajudem a entender os seus benefícios.

Mas o que existe no mercado é um grande déficit de informações (por grande parte das empresas).

3) Os anúncios não são feitos para Engajar

Segundo, é a forma como fazem os anúncios. A maioria das empresas querem vender de imediato, como que empurrando o produto.

Porém, na era da internet isso equivale a pedir em casamento alguém que você acabou de conhecer.

Os consumidores desejam conhecer a marca, se relacionar e se engajar com elas e só depois que confiam, então elas decidem comprar.

E não dá pra criar engajamento sem informação relevante.

Os anúncios não substituem SEO

Como atrair mais clientes

Como você viu, na página de resultados do Google as pessoas tendem a acessar mais aqueles resultados orgânicos ou gratuitos.

Esses resultados são avaliados e classificados pelo Google de acordo com a sua relevância do seu conteúdo e outras melhorias na página – conhecidas como SEO.

Então, a menos que você produza conteúdos relevantes e otimizados com SEO, você terá que pagar anúncios no Google para exibir o site da sua empresa na primeira página de resultados de busca.

O problema é que site sem um conteúdo relevante, não informa e não engaja o consumidor, e portanto, não atrai potenciais clientes.

Perdendo para a Concorrência

Quando não há informações disponíveis no site da uma empresa (e geralmente não há), os consumidores buscam outras fontes:

Dicas e sugestões de amigos nas redes sociais ou em tutoriais de outros consumidores em blogs e vídeos no Youtube.

Ou em sites de empresas concorrentes que produzem conteúdos que vão de encontro com a necessidade do seu público. Nesse caso, são essas empresas que ganham o cliente.

Como atrair mais clientes com Marketing de Conteúdo

Como atrair mais clientes

Se não quiser deixar de conquistar mais clientes ou mesmo perdê-los para a concorrência, você deve investir na produção de conteúdo relevante no seu site.

Essa estratégia, conhecida como Marketing de Conteúdo, é uma forma de trazer valor para o público muitos antes do que qualquer transação comercial.

Através de um conteúdo relevante você pode entregar informações preciosas, gerando grande valor e se engajando com seu público alvo.

Dessa forma, você pode fazer crescer sua rede de clientes, de potenciais clientes e assim gerar mais negócios.

Conheça como as pessoas pesquisam na Internet

Existem três formas como as pessoas realizam suas buscas na internet:

1. Pesquisa navegacional: é realizada quando o usuário já sabe para qual site deseja ir, mas talvez não se lembre da URL completa ou não queira digitar o nome todo.

2. Pesquisa transacional: o usuário está buscando executar uma transação. Seja comprar diretamente um produto, encontrar uma loja, ou fazer qualquer outro tipo de transação online.

3. Pesquisa informacional: o usuário busca por informações, seja através de artigos explicativos, notícias ou tutorial sobre algum produto.

Busca por informações

Na pesquisa ou busca informacional, o usuário não sabe exatamente em qual site há o conteúdo que ele procura (ao contrário da pesquisa navegacional).

Dessa forma, ele tende a utilizar os resultados orgânicos para encontrar a solução da sua dúvida ou necessidade.

Por isso é muito importante que as empresas tenham um bom ranqueamento no Google (ou outros sites de busca).

É nesse momento que o bom posicionamento do seu blog ou site é algo vantajoso para os negócios.

Funil de Vendas

Como atrair mais clientes

Um Funil de Vendas é um processo estratégico para acompanhar e conduzir as pessoas, desde o momento em que elas conhecem o seu conteúdo, até a decisão final da compra do produto.

Existem vários tipos de conteúdo e podem ser produzidos com diferentes objetivos, de acordo com cada estágio do funil que são três:

1) Topo do Funil

É a primeira parte e mais ampla do funil. Essa é a etapa em que o potencial cliente descobre ou desperta interesse sobre a sua marca ou produto.

Dessa forma, você deve produzir conteúdos com assuntos relacionados com o que a pessoa gosta, mas não de forma tão específica.

Essa é a parte que você atrai e educa o consumidor a respeito do seu produto e da sua marca.

2) Meio do Funil

É a segunda parte do funil. Nessa etapa, o potencial cliente já está considerando realizar a compra e é o momento de tirar as dúvidas, produzindo um conteúdo mais próximo da solução que o cliente busca, ou seja, com informações mais detalhadas.

Essa é a parte que você estará se engajando com seu potencial cliente, ou seja, se relacionando com ele (através de blog, redes sociais, etc).

3) Fundo do Funil

É a terceira parte do funil e a mais específica. Essa é a etapa de avaliação do cliente e ele quer informações específicas que o ajude a tomar a decisão de compra.

É nesse momento que você leva o potencial a se decidir pelo seu produto e ele se converte de fato em um consumidor.

Considerações Finais

Os anúncios são excelentes ferramentas de divulgação, porém não mais de vendas. Se quiser atrair mais clientes, você precisa ter um site otimizado por SEO e produzir conteúdos relevantes, de acordo com cada etapa do funil de vendas.

É dessa forma que você irá gerar uma percepção positiva da sua marca,  engajar seus potenciais clientes, e consequentemente, vender mais.

Se você gostou desse artigo sobre como atrair mais clientes e aumentar as suas vendas na internet, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no Google Plus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *