Como atrair novos clientes na internet

5 Dicas de Como Atrair Novos Clientes na Internet | Sem Investir em Anúncios

novembro 25th, 2016

5 Dicas de Como atrair novos clientes na internet sem investir em anúncios

Nesse artigo você verá como atrair novos clientes na internet por outras formas que não sejam através de anúncios.

E como isso é possível? Através do Tráfego Orgânico.

Tráfego Orgânico é quando uma pessoa chega até o seu site através de uma pesquisa que ela realizou na internet.

Como as pessoas pesquisam na Internet

 

 

Os consumidores estão constantemente em busca de informações sobre empresas, produtos e serviços na internet.

E eles fazem isso de duas formas: através de sites de busca (como o Google, Bing) e mídias sociais (Youtube, Blogs, Facebook).

Dessa maneira, é possível atrair o consumidor através de um site (otimizado para os mecanismos de busca ), por meio das mídias sociais e outros meios.

Vamos ver com mais detalhes cada um deles.

1) Site otimizado para os Mecanismos de Busca

Como atrair novos clientes na internet

A função de um site de buscas, como o Google, é organizar e classificar a maior quantidade possível de informações na internet, de forma que, quando o usuário for realizar uma pesquisa, ele possa encontrar as informações que sejam mais úteis e relevantes para ele.

Para isso, esses sites de busca utilizam alguns critérios para classificar nas primeiras páginas de resultado, os sites mais relevantes para o usuário.

Existem vários critérios (como o uso de palavras chaves, velocidade do site, se o site é responsivo, etc) que quando atendidos, dizemos que foi feito no site uma Otimização para os Mecanismos de Busca (SEO).

A importância do SEO

Sem essa otimização dos mecanismos de busca, dificilmente o seu site será bem classificado no Google (ou outros sites de busca) e consequentemente, mais difícil ele será encontrado pelo usuário quando este realizar uma pesquisa.

A menos que você pague por um anúncio no Google, é claro. O problema é que você sempre vai ficar dependo do anúncio para que o seu site seja encontrado.

Além disso, se a sua marca não for muito conhecida pelo seu público-alvo, é pouco provável que eles pesquisem diretamente pelo nome da sua empresa.

Geralmente, as pessoas pesquisam pelo nome do produto / serviço ou utilizando termos relacionados a um problema que elas querem resolver.

2) Mídias Sociais

Existem diversas formas de Mídias Sociais, como Blog, Youtube, Instagram, Facebook, enfim, são várias. 

Nesse artigo vou citar alguns exemplos de como é possível você utilizar as Mídias Sociais para atrair as pessoas até o seu site, sem ter que pagar por anúncio. Confira!

Blog

Como atrair novos clientes na internet

Um blog é uma das formas mais eficazes de gerar tráfego orgânico, porque através dele você pode produzir conteúdo relevante e específico para o seu público alvo, gerando assim autoridade.

Quando você gera autoridade através de um conteúdo, o potencial cliente confia em você, na sua marca e passa a te seguir na internet, até finalmente tomar uma decisão de compra.

Link Building

Outra maneira de utilizar os blogs para gerar tráfego orgânico é fazendo comentários em postagens de outros blogs.

O blog em questão tem que ter algo a ver com o seu site/negócio e o comentário deve ser relevante, deve acrescentar algo à discussão.

E então, junto com o comentário, você pode deixar o link para o seu site – de preferência direcionado para uma página que também tenha um conteúdo relevante para aqueles que estão lendo o comentário no blog.

Dessa forma, os leitores do blog irão até o seu site em busca de mais informações e conhecerão o seu negócio, acontecendo ali um primeiro contato.

Essa prática é conhecida como Link Building – quando um site ou blog tem um link indicando para o seu site – e é um dos critérios que o Google utiliza para dar pontuação e classificar um site nas primeiras páginas de resultado.

Mas atenção! Isso deve ser feito com estratégia. Se fizer comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo da postagem, só para deixar o seu link, esse mesmo link pode ser marcado como No Follow (Não Siga) e então ele será ignorado.

Youtube

Caso você tenha um canal no YouTube, então vale a pena gastar um tempo otimizando seus vídeos. Inclua na descrição dos seus vídeos:

  • Link para todas as suas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, etc.
  • Link para o seu website
  • Link para Contatos: Emails, Whatsapp, Skype, etc
  • Hashtags relacionadas ao conteúdo do vídeo. No caso do Trilha Digital seria: #marketingdeconteúdo, #vendasonline

Redes Sociais

Como atrair novos clientes na internet

Instagram

Na sua conta do Instagram, existem várias estratégias que você pode utilizar, mas por aqui vou te passar essas:

  • Mude a conta do seu negócio para perfil comercial (caso ainda utilize um perfil pessoal)
  • Sincronize a sua conta com outras redes sociais (Facebook, Twitter, Tumblr).
  • Utilize CTA (Chamada para Ação) na descrição. Por exemplo: Saiba mais sobre os nossos produtos. Acesse o site!
  • Utilize Emojis antes de cada frase na descrição – isso deixa o seu perfil mais descontraído e ajuda no engajamento com as pessoas.

Facebook

O Facebook utiliza um algoritmo que limita e muito as visualizações na sua fanpage, mesmo que você tenha milhares de seguidores.

Se você quiser alcançar mais pessoas, terá de pagar por isso, através de impulsionamento de postagens ou anúncios.

Mas existem algumas estratégias que podem te ajudar a alcançar mais pessoas com sua fanpage, mesmo sem investir em anúncios. Confira neste outro post:

12 Dicas de como promover sua página no Facebook, sem investir em anúncios.

Google Plus

O Google Plus é uma rede social do Google que ainda é pouco conhecida ou utilizada pela maioria das pessoas, mas é uma ótima maneira de estar presente na primeira página do resultado de busca.

Isso porque, o Google utiliza como critério de relevância, conteúdos que também estão na sua rede social. Assim, se você tem um blog e divulga o seu conteúdo no Google Plus, ele será mais rapidamente ranqueado na primeira página.

Por exemplo, se você pesquisar por “Trilha Digital” no Google, você provavelmente encontrará logo na primeira página, alguns artigos que foram divulgados no Google Plus, além do link do blog.

3) Infográficos

O infográfico é outra forma de propagar um conteúdo de valor que irá atrair atenção do seu público, principalmente daqueles que preferem um conteúdo mais visual e compactado.

Infográficos podem ser criados através de uma plataforma gratuita, como o Canva e divulgado através do Pinterest.

No Pinterest você pode colocar na descrição da sua página, um link para o seu website e até da suas páginas no Facebook e Google Plus, gerando mais visitas para lá.

Além disso, você pode divulgar o Infográfico no seu blog e nas suas páginas nas redes sociais, gerando mais tráfego.

4) E-Books

E-book é outra maneira de divulgar um bom conteúdo de forma orgânica, porém de forma mais completa e detalhada.

Você também pode utilizar o Canva para criar um E-book e inserir links para o seu website, suas páginas nas redes sociais e seus contatos.

Se você elaborar um material que tenha um conteúdo útil e de qualidade para um determinado público, então este será compartilhado nas mídias sociais, divulgando assim a sua marca e é claro, os seu links.

5) E-mail Marketing

O E-Mail Marketing é outra estratégia para atrair pessoas interessadas no seu conteúdo e através dele, conhecer o seu negócio.

Você pode produzir e oferecer E-books e Infográficos na sua página nas redes sociais, no seu blog ou no seu website. Em troca, você pode pedir algumas informações como nome e endereço de e-mail.

Dessa forma, você poderá criar uma Lista de E-mails, oferecendo mais informações, engajando assim o seu potencial cliente, ganhando a sua confiança, até finalmente levá-lo a uma de decisão de compra.

Você pode aprender um pouco mais sobre esse assunto, através desse post:

E-mail Marketing para Blogs – Um guia completo

A estratégia para atrair novos clientes na internet

O Tráfego Orgânico é a melhor forma de atrair um público sem que você tenha que ficar gastando com anúncios para divulgar o seu site.

Entretanto, essa é uma estratégia que vai ajudar a divulgar o seu website / negócio apenas no médio e longo prazo.

É uma estratégia importante, já que se você não otimizar o seu site para os mecanismos de busca, você terá que sempre que pagar um anúncio, simplesmente para o seu site possa aparecer na primeira página do Google.

Por outro lado, uma empresa não pode esperar para vender e nesse caso, é preciso de uma estratégia de curto prazo.

E ai que entra o Tráfego Pago, em que você utiliza os anúncios como uma estratégia para aumentar as suas vendas pela internet.

Se você gostou desse artigo sobre como atrair novos clientes na internet, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações: estamos no Facebook, Twitter e no Google Plus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *