Como aumentar as vendas na loja virtual

13 Dicas de Como Aumentar as Vendas na Loja Virtual

By in ,
No comments

Conheça 13 Dicas de como aumentar as vendas na loja virtual

Apesar do consumidor brasileiro estar cada vez mais realizando compras pela internet, muitas lojas virtuais não estão tendo muito sucesso com vendas online.

O motivo é em parte por cometerem alguns erros e também pela falta de algumas ações que são essenciais para quem vende principalmente pela internet.

Veja primeiro os 3 erros podem ser estar impendido sua loja de vender mais.

3 ERROS QUE PODEM COMPROMETER AS VENDAS DA SUA LOJA VIRTUAL

Os principais erros que as lojas virtuais comentem são referentes a experiência do usuário.

Se o consumidor perceber que a navegação no seu site não é agradável e que as informações são difíceis de encontrar, ele rapidamente deixará a página.

Da mesma forma é o atendimento: se a experiência do consumidor for ruim, ele não irá retornar, além de espalhar a notícia na web.

Aqui estão os erros mais comuns:

1 – Não ter um site responsivo

Um site responsivo é aquele compatível com os dispositivos móveis, como celulares e tablets, sendo a forma por onde uma grande parte dos brasileiros acessam a internet e também realizam suas compras.

Se a sua loja virtual não é compatível com dispositivos móveis, você está perdendo vendas.

2 – Deixar de colocar as informações de contato em todas as páginas do site

As informações em qualquer site de negócios deve estar o mais acessível possível, principalmente em uma loja virtual. Quando se trata de navegação na internet, segundos fazem a diferença.

Se consumidor não encontra as informações que ele precisa (principalmente contato) com facilidade, ele perde a paciência e logo vai para outro site.

3 – Ter um atendimento ruim

Não adianta ser capaz de atrair o consumidor até o seu site e falhar no atendimento. Você deve ter um atendimento de excelência.

Além de garantir a satisfação do consumidor, você poderá ter uma propaganda boca-a-boca gratuita da sua loja na internet.

Ter disponível um atendimento online através de chat, emails , redes sociais e criar uma lista de perguntas frequentes (FAQ) e suas respectivas respostas, pode ajudar a melhorar o atendimento online.

10 DICAS DE COMO AUMENTAR AS VENDAS DA SUA LOJA ONLINE

Como aumentar as vendas na loja virtual

Veja agora 10 dicas que vão ajudar você a melhorar o desempenho da sua loja e consequentemente, do seu negócio.

1 – Tenha um blog

A primeira dica é ter um blog, porque será através dele que você disponibilizará informações que os consumidores estão procurando.

Não coloque apenas informações sobre o seu produto, mas forneça informações úteis relacionadas ao seu produto.

Se você tem uma loja de tênis esportivos, elabore textos com dicas sobre corridas e exercícios físicos por exemplo.

2 – Fale sobre os benefícios que o seu produto oferece

Outra dica importante é que você fale sobre os benefícios que o seu produto oferece, porque é isso que o consumidor está comprando na verdade.

O que o seu produto proporciona? Auto estima? Realização pessoal? Segurança?

Mais de 80% das decisões de compra são inconscientes e emocionais. Então fale das realizações emocionais que seu produto pode oferece, sobre ele poderá melhorar a vida do cliente.

Dessa forma, você despertará mais o interesse do consumidor, do que se apenas falar sobre informações técnicas e utilizando argumentos racionais.

3 – Utilize Palavras Chave

As palavras chave são os termos utilizados pelas pessoas para realizarem suas pesquisas na internet, através de sites de busca como o Google, por exemplo.

Identificar quais são as palavras chaves utilizadas pelos seu público alvo é essencial para atraí-los para a sua loja virtual e para o seu blog.

Ferramentas de Palavras Chave

Ao identificar essas palavras chaves (é possível fazer isso através de ferramentas como o Keyword Planner do Google ou Keyword Tool) você deve selecionar as palavras chaves de baixa concorrência.

Quanto mais específica for a palavra chave, menor a concorrência.

Por exemplo, o termo: “tênis para corrida”, é muito genérico. Mas se você utilizar: ” tênis para corrida masculino com amortecimento”, é um termo mais específico e a concorrência será menor.

Depois de selecionar a palavra chave, você deve focar na palavra escolhida. Isso significa que você deve inserir a palavra chave no título página, na descrição, na url e no conteúdo do site e do blog.

Dica importante!

Outra dica importante, é que os seu público alvo raramente realiza uma pesquisa no Google pelo nome da sua loja virtual, mesmo porque ele pode nem saber que ela existe.

Por isso, para ser encontrado mais facilmente, em vez do nome da loja, no endereço do site ou do blog, você pode colocar a palavra chave que o seu público utiliza.

4 – Crie uma lista de e-mails e se relacione com os seus clientes

As pessoas desejam marcas que se relacione com elas, por isso não seja impessoal. Utilize a lista de e-mails dos seus clientes para se relacionar com eles. Se não tem uma lista, crie uma.

Não fique apenas tentando empurrar produtos para os seus clientes. Isso não funciona mais.

Você deve fornecer valor e depois pedir para fazer negócios. E como fazer isso?

Utilize a lista de e-mails para fornecer conteúdos úteis e relevantes. Esse conteúdo deve ser gratuito e pode ser na forma de textos e vídeos. Assim, você estará se relacionando com os clientes.

5 – Crie uma newsletter

Através da lista de e-mails, você também pode enviar informativos sobre as principais ofertas e novidades da sua loja.

Mas, tome cuidado, não exagere com e-mails em excesso. Caso contrário, você terá um efeito inverso e levará o consumidor a rejeitar a sua loja.

Elabore um bom conteúdo, com uma arte atrativa e defina a frequência de envio da newsletter. Lembre-se de incluir links diretos para os produtos ofertados e informações de contato.

6 – Mude a forma de apresentar os produtos

Um dos desafios para muitas lojas virtuais é aumentar o ticket médio. Para isso, existem duas técnicas muito eficientes. A primeira é aproximar produtos que sejam parecidos ou complementares.

Com isso, o consumidor que procura um determinado produto, estará mais propenso a comprar algo que complemente este produto, caso seja oferecido no momento da compra.

Outra técnica é destacar produtos com maior preço (ou maior margem) na página principal ou espaços com mais destaque nas buscas.

7 – Adicione imagens e vídeos dos produtos

Ter fotos do produto na loja virtual é obrigatório e com certeza na sua loja tem. Mas você pode melhorar!

Adicione mais de uma imagem, em diferentes ângulos. Também crie vídeos analisando alguns produtos que você vende e publique em um canal no Youtube.

Dessa forma, você será capaz de alcançar um novo público e aumentar as visitas do seu site.

Seguindo essas dicas, você estará transmitindo uma maior credibilidade ao consumidor e o deixando mais confortável para escolher determinado modelo ou cor.

8 – Invista em anúncios

Existe uma forma rápida e de alcançar o seu público alvo, que é através de investimentos em anúncios no Google (Google Adwords) e no Facebook (Facebook Ads).

A vantagem desses anúncios é que eles são direcionados para um público alvo, mais propensos em adquirir o seu produto, sendo assim, muito eficientes, principalmente se você utilizar as palavras chaves específicas, resultando em uma boa taxa de conversão (de visitantes para clientes).

Você também pode direcionar os clientes que clicaram em anúncios diretamente para as páginas de produtos. Isso é muito importante porque se em pouco tempo, os clientes não encontrarem o que procuram, eles desistem da compra.

9 – Utilize o Remarketing

O Remarketing é que uma ferramenta do Google AdWords, que de forma simplificada pode ser explicada da seguinte maneira: uma pessoa visita a página de algum produto ou serviço, e depois disso, ela passa a ser “ perseguida” por um anúncio do produto nas redes sociais ou em banners exibidos em diversos sites e blogs.

Ative o remarketing para os leitores do seu blog. Dessa forma, os seus conteúdos ajudarão a aumentar as vendas da sua loja virtual e você poderá fazer anúncios direcionados para as pessoas que estão realmente interessadas nos seus produtos.

10 – Mostre que o seu site é Seguro

Investir em segurança é importante, obviamente. Mas é também importante informar isso aos potenciais clientes.

O consumidor que não se sente seguro para fornecer os dados do seu cartão e da sua conta bancária, não irá comprar na sua loja.

Dê preferência para gateways mais conhecidos como o Paypal e o PagSeguro. Caso escolha outras interfaces, forneça informações que tragam segurança para o consumidor e ele se sinta confortável e seguro em comprar na sua loja.

Se você gostou desse artigo sobre como aumentar as vendas na loja virtual, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no Google Plus!

Veja também:

Como atrair mais clientes e aumentar as suas vendas na internet

O que é SEO e qual a importância do seu negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *