O que é SEO

O que é SEO e qual a importância para o seu negócio

By in ,
No comments

O que é SEO e qual a sua importância?

Nesse artigo, você verá o que é SEO, como funciona e qual importância dele para o seu negócio.

Estar na internet, através de um site, e-commerce ou blog, não é suficiente para garantir que o seu negócio seja encontrado pelos seus potenciais clientes.

Para isso é necessário otimizar o seu site, de forma que fique bem posicionado nos mecanismos de busca (como o Google), podendo assim, atrair mais clientes e aumentar o faturamento da sua empresa.

Mas o que é SEO (Search Engine Optimization)?

O que é SEO

SEO é um conjunto de técnicas que otimizam um site para os mecanismos de busca e envolve marketing e linguagem de programação.

Mecanismos de busca ou sites de busca (como Google e Bing) classificam entre os primeiros resultados aqueles sites que atendem a certos critérios como: qualidade do conteúdo, uso de palavra chave, links internos e muitos outros fatores – conhecidos como Fatores de Ranqueamento.

Quanto mais um site estiver otimizado para atender a esses fatores, mais bem classificado estará nos mecanismos de busca. É dessa forma que funciona o SEO.

Tudo isso com o objetivo de tornar as informações úteis e acessíveis para as pessoas.

Como funcionam os sites de busca

Para entender melhor a importância do SEO e o impacto dele no seu negócio, primeiro é preciso entender como os mecanismos de busca funcionam. Vou utilizar o exemplo do Google.

Quando se faz uma pesquisa na página de busca do Google, aparecem dois tipos de resultados:

O que é SEO

O resultado marcado com a caixa vermelha é o anúncio e você tem que pagar se quiser ocupar esse espaço (as empresas pagam por clique através de uma ferramenta chamada Google Adwords).

Os resultados marcados com a caixa azul são os chamados resultados orgânicos ou gratuitos. Esses sites que ocupam as primeiras posições da busca são definidos pelos robôs do Google.

Esses robôs verificam cada página na web e os classificam de acordo com a sua relevância e autoridade – que são obtidas atendendo aos fatores de ranqueamento.

Fatores de Ranqueamento

Há mais de 200 fatores de ranqueamento, sendo assim vou citar apenas os principais. Esses fatores se dividem em dois tipos: On Page e Off Page.

Fatores On Page

São aqueles que devem ser trabalhados dentro do próprio site ou página e são essenciais para que os os mecanismos de busca percebam que seu conteúdo está relacionado aos termos buscados pelos usuários. São eles:

Qualidade e Tamanho do Conteúdo; Título Principal da Página; Título Interno; URLs amigáveis; Heading Tags; Uso de Palavras Chaves; Tempo de permanência na página; Imagens Otimizadas; Linkagem Interna; Design Responsivo; Tempo de Carregamento; Meta Description e Botões de Compartilhamento.

Fatores Off Page

São aqueles externos ao site e representam a autoridade do seu conteúdo. São eles:

Linking Building: são os links que as pessoas criam em outros sites, indicando para o seu site – porque elas gostaram do seu conteúdo e consideram relevante).

Autoridade: quanto mais antigo um domínio e quanto maior a quantidade de conteúdo relevante, maior será a sua autoridade.

Localidade: Os mecanismos de busca procuram apresentar os resultados de acordo com a sua localidade. Assim, se tiver uma loja física em São Paulo, por exemplo, é importante que você cadastre seu site no Google Meu Negócio, facilitando assim que os seus potenciais clientes o encontrem ao realizarem uma pesquisa no Google.

Social: O engajamento e as menções das pessoas nas redes sociais influenciam o ranqueamento do seu site, já que o Google entende que se o seu conteúdo agrada os usuários, então ele é relevante.

A importância das Palavras Chaves e de um Conteúdo Relevante

Como você viu, o Google (e outros sites de busca) classificam nos primeiros lugares da sua página de resultado, os sites mais relevantes e com conteúdo mais completo para responder a dúvida ou necessidade de quem está fazendo a busca.

Por isso, procure produzir conteúdos exclusivos, respondendo as dúvidas e fornecendo a maior quantidade de informações possível sobre determinado assunto.

Esse assunto pode ser sobre o seu produto ou algum conteúdo relacionado a ele. E as pessoas pesquisarão sobre esse assunto no Google utilizando um conjunto de termos, que são chamadas de Palavras Chave.

O que é SEO

Porém, se você não utilizar a palavra chave correta (o termo exato que as pessoas estão utilizando para realizar a sua pesquisa na internet), então elas dificilmente encontrarão o seu site ou conteúdo, por mais relevante que seja.

Como encontrar os termos mais buscados pelo seu público-alvo?

Isto pode ser feito de duas formas:

1º) Conhecendo muito bem as personas do seu negócio;

2º) Realizando uma pesquisa de palavras-chave para encontrar as melhores oportunidades para o seu nicho;

A importância do SEO para o seu negócio

O que é SEO

Então você entendeu que, quanto maior o nível de relevância e autoridade de um site ou uma página, melhor será o posicionamento nos resultados do Google (e outros mecanismos de busca).

E quanto melhor for o posicionamento, mais visitas o site receberá. Cerca de 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas nos resultados que aparecem na primeira página.

Resumindo:

Melhor Posicionamento = Mais Visitas = Mais Vendas

As vantagens do SEO

As vantagens do SEO podem ser resumidas em 4 pontos:

1. Marketing Direcionado

Ao invés de procurar por clientes, são eles é que virão até o seu negócio, através dos mecanismos de busca, redes sociais e referências.

As técnicas e estratégias de SEO irão atrair as pessoas que estão à procura dos seus produtos, serviços ou conteúdos, ou seja, as pessoas que realmente interessam.

2. Confiança

As pessoas não querem publicidade, elas buscam por informação e relacionamento.

E a maioria delas não acreditam e nem confiam em anúncios, por isso cerca de 70% dos cliques nas páginas de resultado do Google, estão nos links dos resultados da busca orgânica e apenas 30% em anúncios.
O que é SEO

 Anúncios Publicitários X SEO

Os anúncios publicitários na internet podem ser até eficientes em um curto prazo, mas não tem um efeito ao longo prazo e não servem para ganhar o interesse do cliente, educá-los sobre o produto, gerar valor e o mais importante: criar um relacionamento com eles.

Além disso, quando a validade de uma campanha publicitária expira ou o orçamento dela se esgota, a exibição dos anúncios é imediatamente interrompida e você perderá visitantes valiosos e potenciais clientes.

3. Melhor retorno sobre investimento no médio e longo prazo

Há duas formas do site da sua empresa aparecer na primeira página de resultado do Google: uma é através do tráfego pago ou seja, pagando por anúncios.

A outra maneira é através do tráfego orgânico, ou seja, aqueles resultados não pagos, mas cuja a classificação nas primeiras páginas depende da otimização do site.

Isso quer dizer que, se o seu site não for otimizado com SEO, você terá que pagar constantemente por anúncios para que ele apareça na primeira página do Google.

Mas no momento em que o investimento em anúncios cessar, o site sairá da primeira página, reduzindo muito a chance de ser encontrado pelos seus clientes, quando estes realizarem suas pesquisas.

Os resultados com a otimização de um site não são imediatos, porém no médio e longo prazo, descarta a necessidade de investimento constante para que o site apareça entre as primeiras páginas de resultado do Google.

4. Competitividade

Poucas empresas ainda estão jogando de acordo com as regras do novo marketing e otimizando o seus sites com SEO para atrair e conquistar clientes.

Ter um site otimizado com SEO, ajuda o seu negócio a ser encontrado mais facilmente pelos seus clientes na internet, sendo assim, um diferencial competitivo.

O SEO aumenta a visibilidade do seu site e do seu negócio na internet, atraindo mais visitantes.

Entretanto é preciso das estratégias certas para engajar os visitantes e convertê-los em clientes, e assim, aumentar as vendas.

Se você gostou desse artigo sobre o que é SEO e sua importância para o seu negócio, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no Google Plus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *