Como funcionam as vendas na internet

Veja como funcionam as vendas na internet em 6 etapas

By in
No comments

Como funcionam as vendas na internet

Se você tem um negócio, é provável que você já tenha um site ou pelo menos um perfil em alguma rede social. Mas você sabe como funcionam as vendas na internet?

Ao contrário da forma tradicional, em que se “empurra” um produto ou serviço para o cliente, para vender na internet é preciso primeiro ganhar o interesse das pessoas.

Para isso existem várias estratégias de marketing digital e todas elas seguem um padrão, que podem ser resumidas em 6 etapas. Veja quais são.

6 Etapas de como funcionam as vendas na internet

como funcionam as vendas na internet

Primeira Etapa 

Existe um público que tem um problema (uma necessidade ou um desejo) e está à procura da solução.

A primeira coisa que as pessoas fazem antes de comprar é buscar por informação na internet sobre o produto ou serviço.

E elas fazem isso basicamente através de mecanismos de busca, como o Google e também através das Redes Sociais, como o Facebook.

Segunda Etapa

Você tem a solução que esse público procura. O seu produto ou serviço, pode resolver o problema dele. E, é claro, você quer ser encontrado por esse público e chamar sua atenção.

Terceira Etapa

Então você se dedica a conhecer mais esse público e os seus problemas, os desafios e os sentimentos que o motivam (desejo, medo, frustração, etc).

E mais importante do que conhecer os dados demográficos (idade, sexo, local onde vive, etc) é conhecer o seu comportamento (estado civil, onde trabalha, o que faz, hobbies, etc).

Quarta Etapa

Então você cria algo para atrair esse público, uma informação revelante que atenda o interesse deles.

É possível descobrir o quê e como o seu público pesquisa na internet, através de ferramentas do próprio Google.

Depois de descobrir e criar um conteúdo relevante para o seu público, então você começará a atrai-lo para o seu website.

O processo de atrair um público alvo para o seu website é conhecido como geração de tráfego. E as pessoas que são atraídas e portanto, potenciais clientes, são chamadas de leads. 

Existem duas formas de gerar tráfego: Orgânico e Inorgânico.

Tráfego Orgânico

No Tráfego Orgânico, o público é atraído através de um conteúdo na internet, encontrado por ele através dos mecanismos de busca, como o Google ou Bing.

Esses mecanismos de busca, classificam os conteúdos (e os sites onde estão) de acordo com a relevância para o usuário. Para isso, utilizam vários critérios.

Portanto, para que o site e seu conteúdo sejam bem classificados na página de resultados do Google e aumente sua chance de sere encontrados pelo público, é preciso que eles sejam otimizados para os mecanismos de busca (SEO).

Tráfego Inorgânico

No Tráfego Inorgânico ou Pago, o público localiza o conteúdo através de anúncios (no Google, no Facebook, em Banners no Blog, etc), que são pagos.

O valor desses anúncios levam em conta uma série de critérios, como o tipo de palavra chave (termo usado pelo usuário para pesquisar por determinada informação na internet) e o tempo de exposição do anúncio.

Quinta Etapa

como funcionam as vendas na internet

Quando o público tem contato com o material que você produziu (um vídeo no youtube, um texto no blog, um e-book, etc) e principalmente, quando interage através das redes sociais (curtindo, compartilhando, comentando), ele está engajando com a sua marca, com o seu negócio.

E isso é muito importante, porque além de informação que agrega valor, as pessoas querem se relacionar com as marcas. E elas só compram se confiarem na marca.

Sexta Etapa

Quando o público está engajado com a sua marca e educado a respeito do seu produto ou serviço (e seus benefícios), é a hora de apresentar a sua oferta e ele pode decidir comprar ou não.

Quando esse público toma a decisão de compra, dizemos que houve uma conversão: a pessoa que era somente um visitante do seu site foi convertida em cliente.

Resumo de como funcionam as vendas na internet:

#01 – Existe um público com algum problema, desafio ou oportunidade à sua frente.

#02 – Você quer ser encontrado por esse público e chamar sua atenção.

#03 – Você então se dedica a conhecer mais esse público e os seus problemas, desafios e oportunidades.

#04 – Você cria algo para atrair esse público (Tráfego).

#05 – Ele tem contato com o que você entregou (Engajamento).

#06 – Ele tem acesso a sua oferta e decide comprar (Conversão) ou não.

Jornada de Compra

Uma vez que a pessoa se torna o seu cliente, a próxima etapa é continuar se relacionando com esse ele.

Como ele já confia na sua marca, é provável que ele compre novamente de você (desde que tenha tido uma boa experiência, é claro), talvez até, um produto de maior valor.

Esses clientes que se tornam fãs de uma marca, são muito importantes, pois eles podem gerar vendas recorrentes, ao comprar novamente de você e indicá-lo para amigos e parentes.

E isso é muito importante, pois grande parte das pessoas tendem a comprar de uma marca na qual foi indicada por alguém.

E além disso, o custo de fazer negócio com alguém que já é seu cliente, tem um custo bem menor do que adquirir um novo cliente.

Aumente as suas vendas

Espero que essas informações tenham te ajudado a compreender como funciona o processo de vendas na internet e a importância para o seu negócio.

Se você quer aumentar as vendas do seu negócio e precisa de uma estratégia de vendas na internet, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *